segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Bombinha da Maria









Ingredientes (extraída do livro Chefs – Segredos e Receitas e com comentários meus)
125 ml de água
125 ml de leite integral
1 colher de chá rasa de açúcar
1 colher de chá rasa de sal
110 g de manteiga
140 g de farinha de trigo
5 ovos

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 180°.Coloque a água, o leite, o sal, o açúcar e a manteiga em uma panela e leve à fervura. Assim que ferver junte a farinha toda de uma vez. Bata vigorosamente até ficar uniforme.
Continue batendo a mistura por mais 2-3 minutos até a massa secar e desgrudar das laterais da panela, formando uma bola (aqui demorou um pouco mais que isso e não formou exatamente uma bola). Transfira-a para uma tigela grande na batedeira.
Adicione os ovos, um a um, batendo bem para que cada ovo seja completamente incorporado antes de adicionar o seguinte.
Quando a massa cair como uma fita, está pronta para ser modelada segundo a receita e assada em seguida.
Coloque uma parte da massa dentro de um saco de confeitar (eu não tinha então improvisei um com uma sacolinha plástica dessas pra armazenar alimentos) e molde direto sobre uma assadeira forrada com papel manteiga, mantendo um bom espaçamento pois a massa crescerá. Se quiser polvilhar açúcar cristal e amêndoas, a hora é essa. Leve ao forno pré-aquecido até a massa crescer, secar e dourar. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

(*) Para congelar, molde a massa sobre um tabuleiro e leve ao congelador até firmar. Retire do tabuleiro e embrulhe em filme plástico. Na hora de usar, retire-as do congelador, coloque sobre um tabuleiro forrado com papel manteiga e leve ao forno normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário