quarta-feira, 28 de novembro de 2012

torta de ameixas com coulins de frutas vermelhas


ameixa-interna.jpg - 106.15 Kb
 
 
Ingredientes:
3 ameixas pretas (casca escura)

1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo peneirada;

2 ovos

½ xícara (chá) de leite desnatado

3 colheres de manteiga picadas em lascas;

3 colheres de café de essência de baunilha;

2 colheres de chá de fermento em pó – Royal;

2 colheres de sopa de açúcar;

2 e ½ xícaras de café de açúcar;

2 e ½ xícaras de café de água.

1 cálice de rum ou outra bebida para aromatizar

Modo de preparo:
Descasque as ameixas e corte em gomos. Reserve.

Em um recipiente para microondas, coloque as 2 e ½ xícaras de açúcar e água. Misture e leve ao forno de microondas em intervalos de tempo de 3 minutos. Abra aporta, sinta o ponto com uma colher. Quando estiver ficando loura, diminua o tempo para intervalos de 1 minuto. E vá conferindo o ponto de calda caramelo. Quando estiver no ponto, despeje a calda em uma forma baixa de torta e gire para caramelizar toda a forma até as bordas. 

Acomode os gomos de ameixas em sentido (circular) por toda a forma, com a calda ainda quente. Sobre as ameixas derrame um pouco de coulins de frutas vermelhas. Reserve o restante para depois de desenformada.

Em um bowll, peneire a farinha e o fermento. Misture bem. Adicione as lascas de manteiga, e misture levemente. Acrescente um ovo e uma gema juntamente com a essência de baunilha. Reserve a outra clara.

Adicione o leite e bata para obter uma mistura homogenia. Bata a clara em neve e adicione aos poucos as duas colheres de açúcar. Incorpore à massa sem bater, faça movimentos de mistura sem bater a massa.

Despeje esta massa levemente sobre as ameixas na forma e leve ao forno baixo por cerca de 45 minutos em banho-maria. Depois de assada, regue com uma calda feita com o rum e a mesma medida de água. Pode tirar da forma ainda quente. Enfeite com hortelã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário