terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Bolo Brownie de Chocolate com Recheio de Caramelo

400g de manteiga (salgada, sem sal é muito fina)
200g de chocolate dark picado
4 ovos grandes
200g de açúcar refinado
200g de farinha de trigo
1 lata dulce de leche para rechear
Chocolatinhos de caramelho picados para decorar

Para a ganache:
Em banho-maria, derreta 400g de chocolate dark, finamente picado, retire o bowl do vapor e acrescente 300ml de creme de leite (de pelo menos 35% de gordura). Mexa frenéticamente com um fouet (utilizando o fouet dá uma diferença substancial, mas pode ser com uma colher que dá um efeito bom tb). Leve à geladeira para firmar.

Dica: Não deixe o bowl encostar na água fervente da panela, o chocolate derrete apenas com o vapor que se forma lá dentro.

Pré-aqueça o forno a 150 °C (300 °F)

Derreta a manteiga e o chocolate em uma tigela refratária sobre uma panela com água em fogo brando (banho-maria), mexendo ocasionalmente até ficar homogêneo. Bata os ovos e açúcar refinado em uma batedeira até que fique espesso e claro (cerca de 3-5 minutos), acrescente à mistura de chocolate, em seguida a farinha até incorporar tudo. Despeje a massa em 2 formas redondas, untadas e enfarinhadas e leve ao forno por cerca de 30 minutos.

Bata dulce de leche para remover todas as protuberâncias, adicionar algumas pitadas de sal marinho moído (se você gostar de ter um recheio de caramelo levemente salgado). Em seguida, espalhar uma camada generosa de caramelo sobre o topo do bolo primeiro. Refrigerar por pelo menos 30 minutos, isso irá manter o seu dulce de leche. Cuidadosamente, coloque o segundo bolo por cima (de cabeça para baixo). 
Cubra o bolo com a ganache.

Pode ser servido imediatamente, ou armazenado na geladeira até que esteja pronto para servir. Pode ser armazenado em um recipiente hermético na geladeira por vários dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário