quarta-feira, 11 de setembro de 2013

conserva de gengibre II

Conserva de gengibre (shoga-gari)

Ano passado eu ainda não tinha o meu blog e esta receita foi publicada no blog amigo Frango com Banana, mas este ano, resolvi postar aqui também…
Apesar de ser casada com japonês, esta receita de conserva de gengibre não é de família, mas nas minhas tentativas e acertos, foi a que mais me agradou (e à família também). Fica ótima e dá pra guardar por um tempão (uns 6 a 8 meses). Primeiro é necessário comprar gengibre novo, coisa que não se encontra o ano todo, por isso o motivo de eu fazer uma vez por ano em grande quantidade...
Descobri que a época do gengibre é de fevereiro a abril, então, estamos em plena safra. Ontem meu sogro esteve na Liberdade e voltou com dois maços de gengibre super frescos pra eu fazer a conserva. Estavam tão tenros que parecia que eu estava fatiando batatas!!
Como fazer:
gengibre 001
Etapa 1: descascar e fatiar.
Comprei dois maços de gengibre novo - para quem vai fazer pela primeira vez, recomendo compar um só pois dá um pouco de trabalho e você pode desanimar... A parte mais trabalhosa é descascar os gengibres. Para isso, utilize uma faquinha e vá raspando levemente, pois a casca é bem fininha. Depois de raspada a casca, lave-os e utlilize um ralador/fatiador para fatiar o gengibre bem fininho. Não adianta usar o processador, pois as lâminas saem muito grossas e daí não fica bom. Pra quem tem um mandolim, é fácil, mas eu fui de ralador mesmo... Essa parte também dá um pouquinho de trabalho, especialmente se o gengibre não estiver tão novo assim, pois as fibras dificultam a laminação. Mas não desista, vá mudando de lado e fatiando e o finalzinho deixe para fatiar com uma faca.
gengibre 2
Etapa 2: Depois de tudo bem fatiado coloque numa panela com água e ponha no fogo para cozinhar até levantar fervura. Desligue, escorra e esprema o gengibre e descarte a água - reserve o gengibre. Esta etapa é importante, pois tira aquele ardido forte do gengibre, amacia e impede que depois ele escureça.

gengibre 3
Etapa 3: a calda (receita para um maço (+- 1/2 kg)
  • 1 e 1/2 xíc. de vinagre branco (eu uso de arroz ou maçã);
  • 1 xíc. de açúcar (faltando um dedinho);
  • 2 col (de chá) de sal;
Coloque tudo numa panela e deixe levantar fervura, derrentendo o açúcar está pronto. Daí é só juntar à calda o gengibre escorrido e espremido. Coloque em vidros esterelizados e guarde na geladeira.
gengibre 005

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário