segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Bala de Coco




Essa é a famosa bala de coco da minha família! Hoje em dia, quem faz com muito talento é a minha Mãe. Antigamente era a minha Querida Avó Lucila. Essa bala era o carro chefe de suas delícias...

Aqui está o passo a passo e a receita:
1 quilo de açúcar refinado
1 vidro de leite de coco (250 ml)
1 medida desse vidro de água
1 colher de vinagre branco (o segredo)

Misturar todos os ingredientes em uma panela e colocar no fogo médio. Não é preciso mexer. Deve ficar em torno de 20 a 30 minutos até dar o ponto.


Para ter uma idéa do ponto, depois que já estiver fervendo por um tempo, pegue um copo com um pouco de água e jogue um pouquinho da bala. Se quando você pegar estiver unindo e "puxa", está pronto.

Derrube o conteúdo numa pedra mármore untada com manteiga. Não raspe o fundo da panela pra não açucarar!!! Vá puxando pelas beiradas para ir esfriando e quando sentir que dá, junte tudo e comece a puxar.


Puxe até ficar branquinha. Coloque de volta na pedra mármore, corte pequenos pedaços, enrole uma espécie de cobrinha torcendo e corte as balinhas com tesoura ou faca. Deixe-as separadas uma das outras para não grudar quando secar. Corte bem rápido, ainda mais em dias quentes, pois elas secam muito rápido!!!

Pronto! As balinhas mais simples e mais disputadas das festas estão prontas. Depois é só enrolar naqueles papéis com franja ou servir em um baleiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário