segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Geleia de laranja

Preparo: Demorado (acima de 45 minutos)
Rendimento: 2 porções
Dificuldade: Fácil
Categoria: Doce caseiro
Calorias: 100 por porção
Ingredientes 

. 1 kg de laranjas orgânicas grandes, doces e lavadas
. 2 limões orgânicos lavados 
. 1 kg de açúcar cristal 

Modo de preparo

Corte as laranjas e os limões ao meio, esprema o suco numa jarra e reserve na geladeira. Coloque o bagaço e as sementes num quadrado de musselina e feche-o com um barbante. 

Coloque as cascas das frutas e 1,2 litro de água numa panela. Amarre o saquinho no utensílio. Tampe parcialmente e apure por uma hora, até amolecer.

Escorra os num coador grande sobre uma tigela: esprema levemente para extrair todo o líquido e retire a polpa das cascas com uma colher.

Utilize uma faca afiada para cortar fatias grossas ou tiras finas de casca, a gosto. Use a quantidade desejada de casca de limão.

Coloque o líquido, a casca fatiada, o suco de frutas e o açúcar numa panela. Aqueça em fogo brando, mexendo bem. Aumente a chama e deixe ferver de cinco a 20 minutos para obter o ponto.

Retire a espuma, reserve por 15 minutos até formar uma película e as cascas pararem de subir. Mexa para redistribuir a casca e coloque em potes esterilizados ainda quentes.

Tampe com discos de papel-manteiga, vede com celofane e elásticos, ou tampas de metal, rotule e guarde em lugar fresco e escuro.

Dica: como o açúcar endurece a casca, é importante que as frutas cozinhem por tempo suficiente para amolecerem antes de acrescentá-lo. Se quiser uma geleia mais azedinha, adicione menos açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário